Eugene Onegin

Eugene Onegin, ópera de Tchaikovsky


Em homenagem aos 130 anos de morte do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), Brasília recebe pela primeira vez uma encenação de sua mais célebre ópera: Eugene Onegin. Com grande elenco, coro e orquestra, o espetáculo ficará em cartaz nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília. Para a direção musical e regência foi especialmente convidada a Maestra Priscila Bomfim, regente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A direção de cena e artística fica a cargo de André Amahro, que se junta à figurinista Maria Carmen e ao cenógrafo Hugo Lemos, também produtor e solista, para conceber um espetáculo visualmente estimulante que se funde com a belíssima obra musical do compositor russo.

Eugene Onegin terá como protagonistas dois nomes de peso do canto lírico nacional: Homero Velho (RJ), no papel de Onegin, e Gabriella Pace (SP), no papel de Tatyana. Cantores de referência do canto lírico brasiliense assumem os demais papéis, com destaque para Roger Vieira (Lensky) e Carol Araujo (Olga). O elenco conta ainda com participações especiais de Janette Dornellas, Clara Figueiroa, Hugo Lemos e Francisco Bento, nomes conhecidos da cena operística da cidade.

Baseada no romance em versos do escritor russo Alexander Pushkin, a ópera Eugene Onegin é em essência uma obra de caráter intimista e uma história de amores não correspondidos. Com árias introspectivas e de riqueza musical ímpar, Tchaikovsky conseguiu traduzir genialmente em música os conturbados sentimentos que habitam a vida amorosa e que igualmente permearam a sua trágica história pessoal. Paixão, ansiedade, insegurança, decepção, ciúme, felicidade, arrependimento compõem esse carrossel de sentimentos que faz girar a vida dos personagens. Eugene Onegin será contada por meio de uma encenação criativa que tem as quatro estações como rasgos de inspiração, tanto para a construção do universo emocional dos seus protagonistas como para criação da poética visual do espetáculo.

Elenco:
Eugene Onegin: Homero Velho
Tatyana: Gabriella Pace
Lensky: Roger Vieira
Olga: Carol Araujo
Príncipe Gremin: Hugo Lemos
Filipevna: Janette Dornellas
Madame Larina: Clara Figueiroa
Triquet: Francisco Bento
Zaretsky: Diego Silveira
Capitão: Gustavo Rocha

Direção Musical e Regência: Maestra Priscila Bomfim *
Concepção Cênica: André Amahro, Maria Carmen de Souza e Hugo Lemos
Direção Artística e Cênica: André Amahro
Direção de Produção e Cenografia: Hugo Lemos
Figurino: Maria Carmen de Souza
Iluminação: Marcelo Augusto Santana

Orquestra e Coro Lírico

* Artista gentilmente cedida pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Serviço

4, 5 e 6 de agosto de 2023, às 19h
Teatro Levino de Alcântara
Escola de Música de Brasília - 602 Sul

Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia

Compre aqui!

Parte da renda arrecadada será destinada a melhorias e manutenção do Teatro Levino de Alcântara e da Escola de Música de Brasília.


Ópera em 3 atos em russo, com legendas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Duração aproximada: 2h30

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Siga "Ópera em Brasília" no Instagram
Siga "Ópera em Brasília" no Facebook