Rigoletto

Rigoletto, ópera de Verdi


Após 21 anos, Brasília volta a ter em seus palcos a ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi, uma das obras mais importantes do repertório operístico e do grande compositor italiano. Essa produção, que marcará a história da ópera de Brasília com grande elenco, coro e orquestra, ficará em cartaz de 12 a 15 de novembro, no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília. A direção musical e regência é de Artur Soares, que irá comandar a Orquestra e Coro da Capital Philharmonia, que este ano completa 10 anos. A produção é de Hugo Lemos e HL Arte e Cultura, que este ano também completa 10 anos de produções de óperas em Brasília.

Rigoletto contará com a participação nomes importantes do canto lírico nacional como Licio Bruno no papel-título e Alan Faria no papel do Duque de Mântua. Entre os cantores de Brasília, destaque para Gabriela Ramos no papel de Gilda, Janette Dornellas no papel de Madalena e Hugo Lemos no papel de Sparafucile. A direção de cena fica a cargo de Hyandra Ello, que escolheu uma equipe de excelência para dar vida ao espetáculo: cenografia de Roustang Carrilho, figurinos de Janette Dornellas, design de Luz de James Fensterseifer e design de maquiagem de Ju Welasco.

Rigoletto é um divisor de águas do repertório do compositor italiano: em conjunto com as óperas La Traviata e Il trovatore, formam o que é considerado a trilogia da maturidade de Verdi. O enredo audacioso, baseado na tragédia Le Roi S'Amuse (O Rei se diverte) de Victor Hugo, foi aceito pelos censores venezianos somente após duas revisões. Para esta concepção de espetáculo e inspirado no movimento armorial, a região de Mântua no século XVI dará lugar a um vilarejo com clima árido, desértico, numa longa seca que termina com uma tempestade, assim como acontece no nosso cerrado brasiliero. Um povoado corrupto e corruptível, sedento de água, comida e fofocas, as personagens revelarão o macro da nossa sociedade, em meio a golpes e egos.

Elenco:
Rigoletto: Licio Bruno
Duque de Mântua: Alan Faria
Gilda: Gabriela Ramos
Sparafucile: Hugo Lemos
Maddalena: Janette Dornellas
Marullo: Hermógenes Correia
Borsa: Roger Vieira
Conde de Ceprano: Thiago Rocha
Condessa de Ceprano: Marília Oliveira
Conde de Monterone: Philipe Moura
Giovanna: Erika Kallina
Pajem: Teresa Clara

Orquestra Capital Philharmonia
Coro masculino Capital Philharmonia

Regência e Direção musical: Artur Soares
Direção Artística e de Cena: Hyandra Ello
Direção de Produção: Hugo Lemos
Cenografia: Roustang Carrilho
Figurinos: Janette Dornellas
Design de Luz: James Fensterseifer
Design de maquiagem: Ju Welasco


Serviço

12, 13, 14 e 15 de novembro de 2022, às 19h
Teatro Levino de Alcântara
Escola de Música de Brasília - 602 Sul

Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia

Compre aqui!

Parte da renda arrecadada será destinada a melhorias e manutenção do Teatro Levino de Alcântara e da Escola de Música de Brasília.


Ópera em 3 atos em italiano, com legendas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Duração aproximada: 2 horas

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Siga "Ópera em Brasília" no Instagram
Siga "Ópera em Brasília" no Facebook